sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Reforma Agrária

 No País que vivemos existem muitas desigualdades e muita injustiça, tantas pessoas com vontade de ter algo (terra), mais para isso  tem que haver muita luta.

                             

 A reforma Agrária em nosso BRASIL se faz necessária porque a estrutura fundiária em nossa país é muito injusta, e tem por objetivo proporcionar a distribuição das propriedades rurais para realizações de suas funções;  todo esse processo é realizado pelo  ESTADO,  que compra ou desapropria terras que não estão em uso como dos grades latifundiários (proprietários de grande extensão de terra, onde a maior parte aproveitável não é utilizada). No BRASIL,  historicamente há uma distribuição desigual de terras, esse problema teve início em 1530, com a criação das capitanias hereditárias e do sistema de sesmarias (distribuição de terra pela Coroa portuguesa a quem tivesse condições de produzir, tendo que pagar para a Coroa um sexto da produção).

 A Reforma Agrária no Brasil é muito lenta, e enfrenta várias dificuldades, como por exemplo; a resistência dos grandes proprietários rurais, dificuldades jurídicas e sem falar nos custos para produção, cujo as famílias necessitam de financiamentos para se manter, os juros são altos assim dificultam as compras de materiais para os assentados que recebem lotes. 


 Para corrigir tudo isso,  vem sendo desenvolvido em nosso país o sistema de reforma agrária.  Embora lento,  já tem demonstrado bons resultados, os trabalhadores rurais organizaram o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que pressiona o governo, através de manifestações e ocupações, para conseguir acelerar a reforma agrária e garantir o acesso à terra para milhares de trabalhadores rurais; sendo a ocupação de propriedades consideradas improdutivas. 

Uma vida de muita luta, uma luta com muito sacrifício, tudo só pra ter um pouquinho
de terra onde plantar, criar e cultivar; assim é a vida dos que vivem nos assentamentos
em busca de algo que se torne seu. Onde nesse Brasil são poucos com muito e mutos
sem nada...


                  
   



Reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. A concepção é estabelecida pelo Estatuto da Terra (Lei nº 4504/64). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário